Ouça este conteúdo
Yag Laser
Ouça este conteúdo
INTRODUÇÃO
Nessa modalidade o paciente vem à clínica para realizar o tratamento, sem necessidade de internação hospitalar e obtenção de acesso venoso periférico. A anestesia é local, permitindo ao paciente uma rápida liberação do serviço.
O que é
Este tratamento se difere dos outros tipos de procedimentos à laser aplicados na retina. Ele é preferencialmente usado na realização de dois procedimentos principais:
- Capsulotomia: após a realização da cirurgia de catarata, alguns pacientes podem evoluir com opacificação da cápsula do cristalino, nesses casos é preciso realizar a abertura desta cápsula com o laser.
- Iridotomia: técnica usada na prevenção do glaucoma agudo por fechamento do ângulo formado entre a íris e a córnea. Indicado sempre que o paciente estiver em risco de fechamento angular.
Como acontece
Não é necessário jejum. É recomendado o uso de comprimido analgésico (dipirona ou paracetamol) aproximadamente uma hora antes do procedimento. Ao chegar à clínica, o paciente será submetido a uma conferência de dados para nos certificarmos de que todas as informações referentes a ele e ao procedimento estão corretas. Será feita uma marcação no olho a ser abordado seguida pela dilatação pupilar (em caso de capsulotomia) ou fechamento pupilar (em caso de iridotomia), com colírios neste mesmo olho. A anestesia é local, através do uso de colírios. Não é necessário o uso de colírios após o procedimento. Este tratamento pode evidenciar a necessidade de ser refeito repetidas vezes, e isso será determinado individualmente.