Agende pelo Whatsapp

Ouça este conteúdo

0% played

Ultrassom ou Ecografia Ocular

TÓPICOS

Como acontece

COMPARTILHE
ESSE CONTEÚDO

Ouça este conteúdo

0% played

INTRODUÇÃO

Os exames de retina são feitos após a dilatação da pupila. Gotas de colírios serão aplicadas nos olhos do paciente, e este, aguardará cerca de 20 a 30 minutos para que suas pupilas se abram totalmente.

Depois que seus olhos estiverem totalmente dilatados, a pupila levará de quatro a seis horas para retornar à sua função normal (na maioria das pessoas). Alguns pacientes não precisarão da dilatação pupilar para exames específicos e isso será decidido individualmente. De qualquer forma, é importante que o paciente traga um acompanhante e evite dirigir após a consulta devido à turvação visual provocada pela dilatação pupilar.

O que é

A ultrassonografia ocular proporciona a visão das estruturas do olho que não são acessíveis por meio de outros exames. Ela é indicada principalmente quando uma opacidade de meios nos impede de examinar a retina, seja devido a uma opacidade corneana, uma catarata muito densa ou um sangramento no vítreo.

As ondas de alta frequência projetadas no olho criam reflexos que formam uma imagem precisa de sua estrutura. Este exame é recomendado para medir o tamanho do olho e é capaz de ver lesões em qualquer estrutura do globo ocular.

 

Existem dois tipos de ultra-sonografia ocular:

 

  • B SCAN: É usado para avaliar o vítreo, a retina, nervo óptico e outras estruturas de todo o globo ocular.
  • UBM (biomicroscopia ultrassônica): É utilizada para avaliar estruturas do segmento para estruturas do segmento anterior (ângulos iridocorneais, íris, cristalino, lentes e processos ciliares).

Como acontece

 

Não exige nenhum preparo.

 

A anestesia é feita com colírios.

 

O pós exame não exige cuidados especiais.

Quer saber mais ou agendar sua consulta?