Ouça este conteúdo
Tratamentos Intravítreos (IVT)
Ouça este conteúdo
INTRODUÇÃO
Nessa modalidade o paciente vem à clínica para realizar o tratamento, sem necessidade de internação hospitalar e obtenção de acesso venoso periférico. A anestesia é local, permitindo ao paciente uma rápida liberação do serviço.
O que é
O objetivo deste tratamento é estabilizar doenças crônicas e progressivas da retina através de aplicação de medicamentos dentro da cavidade vítrea. Os principais medicamentos usados são os corticosteróides (antiinflamatórios) e os anti-angiogênicos. Os anti-angiogênicos agem bloqueando o fator de crescimento endotelial vascular e previne a perda de visão que normalmente ocorre pela formação de novos vasos malformados, chamados neovasos. As doenças mais comuns são degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e o edema macular diabético.
Se este tratamento for indicado para você, aplicações do medicamento devem ser inicialmente administradas mensalmente, e dependendo da resposta, podem ser espaçadas e se tornarem menos frequentes. Ao interromper ou limitar o crescimento de novos vasos sanguíneos, estes medicamentos ajudam a preservar a sua visão. O número e frequência das aplicações é avaliado caso a caso.
Como acontece
Não é necessário jejum para este procedimento. Ao chegar à clínica, o paciente será submetido a uma conferência de dados para nos certificarmos que todas as informações referentes a ele e ao procedimento estão corretas. Será feita uma marcação no olho a ser tratado. Antes da injeção, o olho e as pálpebras são desinfetados. Não é necessário dilatação pupilar. A anestesia é local, através do uso de colírios. Após a injeção, colírios antibióticos devem ser administrados por alguns dias.