Ouça este conteúdo
Tomografia de Coerência Óptica do Segmento Anterior
Ouça este conteúdo
INTRODUÇÃO
Os exames de retina são feitos após a dilatação da pupila. Gotas de colírios serão aplicadas nos olhos do paciente, e este, aguardará cerca de 20 a 30 minutos para que suas pupilas se abram totalmente.
Depois que seus olhos estiverem totalmente dilatados, a pupila levará de quatro a seis horas para retornar à sua função normal (na maioria das pessoas). Alguns pacientes não precisarão da dilatação pupilar para exames específicos e isso será decidido individualmente. De qualquer forma, é importante que o paciente traga um acompanhante e evite dirigir após a consulta devido à turvação visual provocada pela dilatação pupilar.
O que é
A OCT é uma técnica de imagem que permite um escaneamento automático de alta resolução das estruturas oculares, geralmente do polo posterior. Seu uso tem se estendido nos últimos anos para incluir o segmento anterior do olho por meio da adaptação de lentes ou softwares especiais e a criação de equipamentos específicos para esse objetivo. Isso fornece uma visão in vivo com precisão micrométrica da córnea, da câmara anterior, da íris e do cristalino. Baseia-se na emissão de uma luz infravermelha que, ao ser refletida nas estruturas do segmento anterior, produz um mapa de corte transversal do tecido. É usado para o estudo das doenças do segmento anterior e na medição do posicionamento dos implantes secundários.
Como acontece
O preparo para a realização do exame pode ou não incluir a dilatação pupilar, que será decidida individualmente pelo médico.
A anestesia é desnecessária já que o equipamento não toca no olho do paciente. Este exame não é invasivo, nem doloroso.
O pós exame não demanda cuidados especiais. Em caso de dilatação pupilar o paciente deverá aguardar 4 a 6 horas para o fechamento pupilar.