Ouça este conteúdo
Retinopexia Pneumática
Ouça este conteúdo
INTRODUÇÃO
Nessa modalidade o paciente vem à clínica para realizar o tratamento, sem necessidade de internação hospitalar e obtenção de acesso venoso periférico. A anestesia é local, permitindo ao paciente uma rápida liberação do serviço.
O que é
Esse procedimento é indicado em casos de descolamento de retina com rasgaduras superiores. É realizado injetando-se uma “bolha” de gás no espaço entre o cristalino do seu olho e a retina. Essa “bolha” empurra o rasgo da retina contra a parte de trás do seu olho. Usando um laser ou terapia de congelamento (criopexia), o cirurgião fecha a rotura.
Como acontece
Não é necessário jejum para este procedimento. Ao chegar à clínica, o paciente será submetido a uma conferência de dados para nos certificarmos que todas as informações referentes a ele e ao procedimento estão corretas. Será feita uma marcação no olho a ser abordado seguida pela dilatação pupilar com colírios neste mesmo olho. Antes da injeção, o olho e as pálpebras são desinfetados. A anestesia é periocular com sedação. Após a injeção, colírios antibióticos devem ser administrados por alguns dias.