Ouça este conteúdo
Retinografia – Central ou Panorâmica
Ouça este conteúdo
INTRODUÇÃO
Os exames de retina são feitos após a dilatação da pupila. Gotas de colírios serão aplicadas nos olhos do paciente, e este, aguardará cerca de 20 a 30 minutos para que suas pupilas se abram totalmente.
Depois que seus olhos estiverem totalmente dilatados, a pupila levará de quatro a seis horas para retornar à sua função normal (na maioria das pessoas). Alguns pacientes não precisarão da dilatação pupilar para exames específicos e isso será decidido individualmente. De qualquer forma, é importante que o paciente traga um acompanhante e evite dirigir após a consulta devido à turvação visual provocada pela dilatação pupilar.
O que é
A retinografia é um fotografia digitalizada do fundo do olho, onde está a retina. Ela é realizada através de em um microscópio adaptado, conectado a uma câmera com flash, que fornece uma visão ampliada. Uma câmera clássica permite uma visão de 30° a 50° da área retiniana (com zoom de aprox. 2,5 vezes) sendo a retina central, a mácula e o disco óptico as principais estruturas que podem ser analisadas.
Há também outra forma de retinografia chamada panorâmica ou de campo amplo, que capta mais de 200° do fundo do olho. Isso significa a geração de uma imagem panorâmica de aproximadamente 80% da retina que, além de poder visualizar as estruturas mencionadas acima, captura uma imagem completa da retina periférica.
Como acontece
O preparo para a retinografia inclui a dilatação pupilar
A anestesia é feita para evitar o ardor provocado pelos colírios que promovem a dilatação pupilar. O equipamento não toca no olho do paciente.
No pós exame o paciente deverá aguardar 4 a 6 horas para o fechamento pupilar.