Ouça este conteúdo
Microperimetria
Ouça este conteúdo
INTRODUÇÃO
Os exames de retina são feitos após a dilatação da pupila. Gotas de colírios serão aplicadas nos olhos do paciente, e este, aguardará cerca de 20 a 30 minutos para que suas pupilas se abram totalmente.
Depois que seus olhos estiverem totalmente dilatados, a pupila levará de quatro a seis horas para retornar à sua função normal (na maioria das pessoas). Alguns pacientes não precisarão da dilatação pupilar para exames específicos e isso será decidido individualmente. De qualquer forma, é importante que o paciente traga um acompanhante e evite dirigir após a consulta devido à turvação visual provocada pela dilatação pupilar.
O que é
A microperimetria é uma técnica diagnóstica que mede a sensibilidade da mácula (área central da retina, cujo diâmetro é de apenas 5 mm) e permite perceber quaisquer alterações ou lesões incipientes . Trata-se, portanto, de um teste muito preciso, com o qual podem ser detectados pequenos escotomas ou “pontos cegos”, que, por meio de um campo visual convencional (perimetria/campimetria), passam despercebidos. Além disso, também estuda a fixação do paciente, ou seja, a localização e estabilidade do ponto de visão preferido.
O microperímetro computadorizado projeta estímulos luminosos em diferentes pontos da retina para obter um “mapa” detalhado da sensibilidade macular à luz e, simultaneamente, realizar uma análise de fixação a cada momento do exame. Graças a um sofisticado sistema de rastreamento ocular, essa tecnologia possibilita correlacionar com precisão os danos estruturais com seu impacto funcional na visão do paciente.
Como acontece
Não exige nenhum preparo, porém é um exame que exige concentração e paciência.
A anestesia é desnecessária. É um exame de não contato, indolor, em que não é necessário a dilatação pupilar.
O pós exame não exige cuidados especiais.