Agende pelo Whatsapp

Ouça este conteúdo

0% played

Campo Visual ou Campimetria

TÓPICOS

Como acontece

COMPARTILHE
ESSE CONTEÚDO

Ouça este conteúdo

0% played

INTRODUÇÃO

Os exames de retina são feitos após a dilatação da pupila. Gotas de colírios serão aplicadas nos olhos do paciente, e este, aguardará cerca de 20 a 30 minutos para que suas pupilas se abram totalmente.

Depois que seus olhos estiverem totalmente dilatados, a pupila levará de quatro a seis horas para retornar à sua função normal (na maioria das pessoas). Alguns pacientes não precisarão da dilatação pupilar para exames específicos e isso será decidido individualmente. De qualquer forma, é importante que o paciente traga um acompanhante e evite dirigir após a consulta devido à turvação visual provocada pela dilatação pupilar.

O que é

A campimetria ou campo visual é um exame oftalmológico que mede o campo de visão total do paciente em torno de um ponto fixo. Ele determina a amplitude da sua visão periférica ou lateral quando você focaliza um objeto.

O exame é realizado em uma sala com pouca luz. É considerado um exame fácil, mas requer grande cooperação do paciente, que deve se concentrar. É realizado por meio de um campímetro, um equipamento que emite pequenas luzes que se movem em diferentes intensidades. O paciente se senta e posiciona a cabeça na máquina que projeta pequenas luzes ou flashes. O objetivo é reconhecer as luzes periféricas sem desviar o olhar do ponto central. O paciente deve pressionar um botão sempre que cada luz for vista. À medida que o teste avança, o campímetro desenha um mapa de visão que mostra as áreas que o paciente consegue ver e aquelas que ele não consegue ver.

Como acontece

Não exige nenhum preparo. 

 

A anestesia é desnecessária. É um exame de não contato, indolor, em que não é necessário a dilatação pupilar.

 

O pós exame não exige cuidados especiais.

Quer saber mais ou agendar sua consulta?