Ouça este conteúdo
Autofluorescência
Ouça este conteúdo
INTRODUÇÃO
Os exames de retina são feitos após a dilatação da pupila. Gotas de colírios serão aplicadas nos olhos do paciente, e este, aguardará cerca de 20 a 30 minutos para que suas pupilas se abram totalmente.
Depois que seus olhos estiverem totalmente dilatados, a pupila levará de quatro a seis horas para retornar à sua função normal (na maioria das pessoas). Alguns pacientes não precisarão da dilatação pupilar para exames específicos e isso será decidido individualmente. De qualquer forma, é importante que o paciente traga um acompanhante e evite dirigir após a consulta devido à turvação visual provocada pela dilatação pupilar.
O que é
A autofluorescência é uma técnica que permite visualizar as alterações metabólicas que ocorrem no epitélio pigmentar da retina (EPR). O EPR é a camada mais externa da retina, que possui várias funções, entre elas manter as células fotorreceptoras em boa saúde. As informações fornecidas por este exame nos ajudam a estudar a origem e a evolução de certas patologias da retina para poder fazer um diagnóstico mais preciso e selecionar o tratamento mais adequado para cada caso. A autofluorescência potencializa as propriedades fluorescentes de um indicador metabólico chamado lipofuscina, que está presente no fundo do olho, como resultado da estimulação luminosa dos pigmentos celulares do epitélio pigmentar da retina.
Como acontece
O preparo inclui a dilatação pupilar.
A anestesia é feita para evitar o ardor provocado pelos colírios que promovem a dilatação pupilar. O equipamento não toca no olho do paciente.
No pós exame o paciente deverá aguardar 4 a 6 horas para o fechamento pupilar.