Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
TÓPICOS
O que é? O que causa a DMRI? Como ela pode ser previnida? Quais são os principais sintomas da DMRI? Qual é o tratamento DMRI Seca? Qual é o tratamento da DMRI úmida?COMPARTILHE
ESSE CONTEÚDO
O que é?
A DMRI é uma doença degenerativa da mácula, área central da retina, que causa deterioração progressiva de células da retina neurossensorial e do epitélio pigmentar da retina. Como sintoma principal ela causa perda da visão central.
Existem dois tipos:
- DMRI seca: afeta 80% dos pacientes, sua progressão é lenta e gradual. Depósitos proteicos se acumulam sob a retina e causam progressivamente atrofia da região mácular, produzindo perda de visão lenta na área central do campo de visão.
- DMRI úmida: caracterizada pelo crescimento de novos vasos sanguíneos malformados, com paredes muito finas, resultando no vazamento de líquido e sangue para a mácula. A perda de visão é rápida.
O que causa a DMRI?
A DMRI é uma doença degenerativa causada principalmente pelo envelhecimento da área central da retina. Os principais fatores de risco são: idade, tabagismo, predisposição genética e pressão alta.
Como ela pode ser previnida?
A DMRI não pode ser evitada, pois está associada ao processo de envelhecimento. No entanto, como tem sido observada maior incidência em fumantes e pessoas com histórico familiar da doença, algumas medidas podem ser tomadas.
Recomenda-se que pacientes acima de 50 anos tenham uma dieta saudável, não fumem e façam check-ups oftalmológicos regulares.
Quais são os principais sintomas da DMRI?
Os portadores de DMRI perdem progressivamente a visão central, causando dificuldade em ler, escrever, dirigir, costurar ou outras tarefas que exigem precisão.
Os pacientes podem ter dificuldade em reconhecer os rostos das pessoas, mas podem andar sem tropeçar e podem manter um certo nível de independência. A doença geralmente começa em um olho, mas eventualmente afeta ambos.
Como resultado, os pacientes tendem a não estar cientes dos problemas visuais, a menos que cubram o olho bom e percebam que a visão está distorcida no olho afetado.
Um teste simples que os maiores de 50 anos podem fazer uma vez por semana é cobrir um olho e depois o outro, para ver se as linhas retas formadas por corrimãos ou batentes de portas parecem distorcidas. Se estiverem distorcidas, a pessoa deve visitar imediatamente seu oftalmologista.
Qual é o tratamento DMRI Seca?
No momento, não há como tratar a forma seca da AMD. No entanto, pessoas com muitas drusas ou perda de visão grave podem se beneficiar de tomar uma certa combinação de suplementos nutricionais. Um grande estudo (AREDS e o posterior estudo AREDS 2) descobriu que pessoas com certas drusas podem retardar sua DMRI seca tomando algumas vitaminas e minerais diariamente, entre elas estão: Vitamina C, Vitamina E, Luteína, Zeaxantina, Zinco e Cobre.
Seu oftalmologista pode lhe dizer se vitaminas e minerais são recomendados para sua DMRI seca, pois nem todas as formas se beneficiarão dos suplementos AREDS. O betacaroteno não deve ser usado por fumantes, pois aumenta o risco de câncer de pulmão.
Quais alimentos são saudáveis para os olhos?
Folhas verdes escuras, frutas e vegetais amarelos, peixes e uma dieta equilibrada e rica em nutrientes têm se mostrado benéficas para pessoas com DMRI.
Qual é o tratamento da DMRI úmida?
Para ajudar a tratar a DMRI úmida, existem medicamentos chamados medicamentos anti-VEGF. O tratamento intravítreo com anti-VEGF ajuda a reduzir o número de vasos sanguíneos anormais na retina. Também retarda qualquer vazamento dos vasos sanguíneos.
A cirurgia a laser também pode ser usada para tratar alguns tipos de DMRI úmida. Seu cirurgião oftalmologista lança um feixe de luz laser nos vasos sanguíneos anormais. Isso reduz o número de vasos e retarda seu vazamento.