Ouça este conteúdo
Dúvidas frequentes
TÓPICOS
COMPARTILHE
ESSE CONTEÚDO
01. O que é a retina e qual a sua função?
Ouça este conteúdo
A retina é um tecido nervoso que reveste a parte de trás do olho, sua função principal é detectar a luz e enviar sinais para o cérebro, que serão interpretados como imagens. Um olho é como uma câmera. A lente na frente do olho focaliza a luz na retina. Você pode pensar na retina como o filme que reveste a parte de trás de uma câmera e forma a imagem.
02. O que é o descolamento de retina?
Ouça este conteúdo
O descolamento de retina ocorre quando a retina é puxada para fora da sua posição normal. A retina não funciona quando é descolada. A visão fica embaçada, como a imagem de uma câmera ficaria se o filme estivesse solto dentro dela. Um descolamento de retina é um problema muito sério que pode causar cegueira se não for tratado.
03. O que causa o descolamento de retina?
Ouça este conteúdo
À medida que envelhecemos, o vítreo irá se afastar de sua fixação à retina na parte posterior do olho. Normalmente o vítreo se separa da retina sem causar problemas. Mas às vezes o vítreo puxa com força suficiente para rasgar a retina em um ou mais lugares. O fluido presente dentro do olho (vítreo liquefeito) pode então passar pelo rasgo da retina, levantando-a e a afastando da parte de trás do olho, como um papel de parede que pode descolar e descascar em uma parede. As seguintes condições aumentam a chance de você ter um descolamento de retina: miopia; cirurgia prévia de catarata; glaucoma; trauma ocular; história prévia de descolamento de retina no outro olho; história familiar de descolamento de retina; presença de áreas de fragilidade na periferia da sua retina vistas pelo seu oftalmologista durante o mapeamento de retina.
04. Como eu sei que estou com um descolamento de retina?
Ouça este conteúdo
Os primeiros sintomas que podem indicar a presença de um descolamento de retina são:
- luzes intermitentes ou flashes de luz;
- opacidades flutuantes também chamadas de “Moscas Volantes”;
- uma “cortina cinza” se movendo em seu campo de visão.
Esses sintomas nem sempre significam a presença de descolamento de retina, no entanto, você deve consultar seu oftalmologista o mais rápido possível. O especialista pode diagnosticar o descolamento de retina durante um exame oftalmológico onde ele dilata (aumenta) as pupilas de seus olhos. Alguns descolamentos de retina são encontrados durante o exame oftalmológico de rotina. Somente após um exame cuidadoso seu oftalmologista pode dizer se há mesmo uma ruptura ou descolamento de retina precoce.
05. Porque eu preciso respeitar um posicionamento de cabeça após a cirurgia de descolamento de retina?
Ouça este conteúdo
Ao final da cirurgia um óleo de silicone ou gás será colocado no seu olho. A bolha de gás/óleo deve aplicar pressão na área que precisa ser tratada. Como ambas tendem a flutuar, o cirurgião irá posicionar a sua cabeça no pós-operatório, de forma que a pressão desses produtos seja maior na área onde a retina está descolada, auxiliando assim a sua adesão na parede interna do olho.
06. Sou um paciente com degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e comecei a ver linhas onduladas ou distorcidas, isso deve ser tratado como uma emergência?
Ouça este conteúdo
Sim, é uma emergência para o exame e não necessariamente para o tratamento. Com o advento e persistência desses sintomas, é necessário examinar o olho, pois eles podem indicar o início de uma descompensação da doença, o que pode causar perda da visão grave. Essa distorção também pode ser devida a algum outro fator que não a DMRI, mas isso sempre precisa ser confirmado com exame oftalmológico.